Psicólogo | CRP07 17907
Especialista em Atendimento Clínico (UFRGS)
e Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS)
Docente de programas de pós-graduação em psicanálise da PUCPR e Instituto ESPE.
Área de interesse psicopatologia.
Procure ajuda profissional se você não estiver bem, seja na rede pública de saúde ou na rede privada.
A clínica como um percurso
A psicanálise é um método clínico que nos proporciona um caminho para enfrentar o mal-estar que sentimos ao buscar compreender a verdade das pessoas, um saber individual que um percurso analítico pode nos ajudar a acessar. Ao longo destes dezessete anos de trabalho analítico, percebo que as palavras frequentemente falham. Assim, é possível nos engajar profundamente com o que sentimos e como nos relacionamos com o mundo. Muitas vezes, as palavras nos abandonam quando tentamos expressar nossos sentimentos ou ao tentarmos comunicar o quanto gostamos de alguém. De certa forma, como em uma maratona, nossas vidas se desenrolam nos laços que estabelecemos com os outros. Narrar a própria história é também mencionar os tropeços, as quedas e as marcas deixadas ao longo dessas corridas que nos impomos.
Entretanto, há um jogo singular em que vamos definindo nossas próprias regras e estratégias. Algumas delas são de cuidado, enquanto outras podem nos fazer sofrer ainda mais. Nesse sentido, traça-se um percurso em que a psicanálise pode ser de grande ajuda, especialmente ao nos expor aonde estamos indo nessa pressa constante.
A clínica psicanalítica opera além do que sabemos; existe aquilo que não sabemos, mas que influencia o que dizemos e como nos sentimos. Refere-se ao inconsciente. Assim, é a partir da escuta do sujeito do inconsciente que meu trabalho clínico se desdobra.